Instituto Pensar - Autorreforma: 7º debate falará sobre o Renascimento Criativo da Indústria

Autorreforma: 7º debate falará sobre o Renascimento Criativo da Indústria

por: Mariane Del Rei 


Será realizado nesta segunda-feira (12), às 19h, o 7º debate sobre a Autorreforma do PSB. A live será transmitida pela ao vivo na página oficial do PSB Nacional no Facebook, do Socialismo Criativo, do presidente Carlos Siqueira e no canal do Youtube do partido. O tema do debate é "Renascimento Criativo da Indústria?.

O presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, fará a abertura e a moderação do debate. O dirigente socialista convidou para o evento pelas redes sociais.

Renascimento Criativo da Indústria em debate

O sétimo debate sobre a Autorreforma do PSB contará com a participação do o doutor em Engenharia de Produção Fernando Peregrino.

Peregrino é presidente da Fundação COPPETEC e professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ciclo de debates sobre a Autorreforma de PSB

Quinzenalmente, o PSB reúne de forma virtual acadêmicos, especialistas e representantes de partidos políticos para debater as teses que compõem o livro 4 da Autorreforma. O primeiro debate aconteceu em 19 de abril e o último está marcado para o dia 26 de julho. 

Leia também: Economia criativa tem potencial para reduzir as desigualdades

As lives acontecem sempre às segundas-feiras, às 19h, na página no Facebook e no canal do Youtube do partido. As discussões são abertas à participação de qualquer interessado, visto que o PSB se propôs a discutir a reformulação do programa partidário  com a sociedade. 

O principal objetivo dos debates é adaptar as propostas à realidade de cada região e referendá-las nos congressos municipais (em setembro), e estaduais (em outubro) para, então, serem levadas ao Congresso Nacional, em novembro.

Autorreforma do PSB

Os debates para a construção do novo programa do PSB ocorrem há cerca de dois anos. As 577 teses do Livro 4 da Autorreforma serão a base para o novo documento que será submetido ao Congresso Nacional dos socialistas, previsto para ser realizado entre os dias 26 e 28 de novembro deste ano.

O principal objetivo das discussões em curso é a apresentação de soluções concretas e inovadoras para o país nos âmbitos econômico, social, cultural e ambiental, por meio de um Projeto Nacional de Desenvolvimento.

O livro 4 da Autorreforma está dividido em cinco eixos principais:  Reforma do Estado; Economia: prosperidade, igualdade e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável e economia verde; Políticas sociais e cidades criativas; e Socialismo criativo, democracia e o partido que queremos.

Indústria 4.0 e a Autorreforma do PSB

Em 1990, o Brasil ocupava a 26ª posição no ranking de competitividade, entre 150 países e, em 2017, passou para a 35ª posição. Ainda em 2017, o país passou a ocupar a 87ª posição nas exportações de produtos manufaturados. Isso demonstra o processo do que é exportado do Brasil, na qual se destacam commodities como minérios e grãos.

No intuito de reverter esse processo para o sucesso do renascimento criativo da indústria e da competitividade, o PSB propõe a organização de esforços em torno de três grandes eixos estratégicos: alinhamento de inteligência, organização de esforços estatais em parcerias com a iniciativa privada e organização de esforços de inserção dos produtos na cadeia internacional de valor.

Competitividade

A Autorreforma defende que para fazer frente à alta competitividade a que está submetida a indústria nacional, é imprescindível considerar os fatores macroeconômicos relativos ao chamado Custo Brasil, que onera a produção da indústria de transformação brasileira quando comparado ao custo dos principais principais países concorrentes.

"O renascimento criativo da indústria não acontecerá sem pesados investimentos em ciência, tecnologia e inovação, com elevação do nível educacional e qualificação profissional dos trabalhadores.?
Autorreforma do PSB

O documento observa ainda a adoção de políticas de formação e qualificação contínua de mão de obra, aliadas ao estabelecimento de política industrial e de estímulo real à inovação são essenciais.

Parcerias produtivas

A Autorreforma também aposta em parcerias com a iniciativa privada com potencial de inovação, como o agronegócio, o setor energético, as cadeias produtivas da saúde, da defesa, da Indústria 4.0, da cadeia de petróleo e gás, e, ainda, toda a cadeia de produtos da Amazônia.

O desenvolvimento e fortalecimento de arranjos empresariais que alie as capacidades públicas e privadas de inovação e pesquisa. A participação e apoio estratégico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é muito importante nesse processo. Tudo isso de olho no desenvolvimento, geração de empregos e renda. Ao mesmo tempo que garanta o desenvolvimento sustentável.

"Organizar aliança entre esse novo, criativo, revolucionário e inovador complexo produtivo e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para viabilizar a inserção e ampliação das exportações de produtos de maior valor agregado, nas cadeias globais?.
Autorreforma do PSB



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: